Câncer Infantil


Sintomas e Sinais

Os pais devem estar alerta para o fato de que a criança não inventa sintomas. Ao sinal de alguma anormalidade, levem seus filhos ao pediatra para avaliação. Na maioria das vezes, os sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância, mas isto não deve ser motivo para descartar a visita ao médico.

Entretanto, 85% de todos os cânceres infantis apresentam sintomas parecidos. Quanto antes se diagnosticar o câncer, mais eficaz será o tratamento da doença. Considerando que a maioria dos sintomas do câncer se pode interpretar como doenças infantis comuns, É importante que os pais, em caso de haver alguma suspeita, peçam logo aos médicos que façam os exames para descartar o diagnóstico da doença. O câncer se estende com muita rapidez na infância.

Uma detecção e um tratamento precoce aumentam as probabilidades de que a criança seja curada e possa levar uma vida normal. Todos os sintomas devem ir embora em uma ou duas semanas. Se a criança continuar sentindo os mesmos sintomas, devemos levá-la de volta ao médico para que seja examinada e outros exames sejam feitos. Portanto, existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer.

A detecção de alguma alteração pode estar localizada no pescoço ou no abdômen das crianças. Ainda que haja diferentes tipos de câncer, pelo menos 85% de todos os cânceres infantis apresentam sintomas parecidos. Podemos destacar alguns:

  • - Anemia acompanhada de sangramentos e excesso de hematomas (manchas roxas).
  • - Dores de cabeça acompanhadas de alterações do sono ou do comportamento e conduta.
  • - Febres prolongadas e sem causa aparente.
  • - Dor de cabeça persistente, acompanhada de vômitos noturnos.
  • - Inchaço e massa abdominal anormal.
  • - Fadiga, perda de peso, palidez.
  • - Gânglios linfáticos inflamados.
  • - Infecções freqüentes.

Todos os casos deveriam ser estudados. E insistimos, um diagnóstico preciso, somente pode ser dado por um médico especialista, já que esses tipos de sintomas poderiam ser sinais de outras doenças infantis.

Também é possível que o pediatra do seu filho, durante uma revisão médica, detecte alguns dos primeiros sintomas do câncer. Os sinais dependerão do tamanho, da localização e como a alteração encontrada afeta o organismo. No caso do câncer se localize em uma área crítica como o cérebro, o tumor, ainda pequeno, pode produzir sintomas no início da doença, graças à pressão que exerce nas partes do cérebro. No entanto, existem cânceres que passam despercebidos e só se consegue diagnosticá-lo quando se encontra bastante desenvolvido.